quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DER utilizado no Projeto para uma vídeolocadora desenvolvido por meu grupo no Curso de Informática do IFRN campus João Câmara

Para que todo e qualquer programa que armazene dados funcione corretamente, é necessário um banco de dados. Como já se sabe um programa que cadastra produtos e guarda históricos de determinado processo, também necessita de um banco de dados, como é o caso do nosso projeto da vídeo-locadora. Para isso, utilizamos a ferramenta DBDesigner para criar um diagrama de Entidade e Relacionamento (DER), apresentado na figura abaixo, onde fica claramente explícito qual será a nomenclatura do banco de dados do programa apresentado nesse relatório.

Utilizaremos algumas tabelas chaves, como as tabelas cliente, Produto e Aluguel, que por sua vez estarão se relacionando com outras tabelas menores. Vejamos um exemplo: A tabela Cliente está relacionada a tabela Aluguel, neste relacionamento vemos que a cardinalidade é de 1:n, isto significa que o cliente poderá fazer muitos aluguéis de produtos, mas um aluguel só poderá ser feito por um cliente. Vemos ainda que a tabela Aluguel está relacionada com a tabela ProdutoAluguel, que é uma espécie de intermediaria entre a tabela Produto e a tabela Aluguel. Esta tabela intermediaria serve para indicar que um produto pode ser de muitos aluguei e um aluguel pode possuir muitos produtos. Percebe-se ainda que a tabela Produto está relacionada com outra chamada Categoria, e sua cardinalidade é de 1:n, isto porque um produto só pode ter uma categoria, mas uma categoria possui muitos produtos.

Com este diagrama vemos que os dados computados de cada produto da vídeo-locadora, assim como todo o histórico de aluguéis, será organizado de forma bem dividida para que não ocorram eventuais erros na computação dos dados, isso também facilita na pesquisa de dados e impressão de relatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário